Alimento da Vida -Dia 24 de Agosto de 2012- “De onde me conheces?”Mesmo afastados, Deus não descuida de nós.



ESCALABRINIANOS ? 
VOCÊS  NOS CONHECEM ?

Muitos imigrantes brasileiros, hispano-falantes e um número razoável de língua inglesa sabem que sou Padre Olmes Milani, brasileiro, um missionário com a atenção totalmente voltada para os migrantes. De fato estou há mais de 40 anos neste tipo de missão. Comecei cedo. Quando ainda era estudante, com meus colegas, trabalhei com os migrantes internos do Brasil e estudando o fenômeno migratório.
Depois de ordenado parti para o exterior onde trabalhei com exilados políticos, refugiados, migrantes por motivos econômicos, marítmos e por fim estou no Japão. Peço-lhes a permissão para  apresentar a congregação a que pertenço. É a Congregação dos Missionários de São Carlos, Carlistas,  também conhecidos como Scalabrinianos. Sua fundação foi no dia 28 de novembro de 1887.Seu fundador  foi o bispo de Piacenza, Itália, Beato João Batista Scalabrini., conhecido também como o “Apóstolo do Catecismo”,dada a sua preocupação com a difusão do Evangelho. Somos uma família religiosa católica, constituída por duas congregações e um instituto secular . Os Scalabrinianos temos como lema “Eu era estrangeiro e vocês me acolheram “(Mt 25,35). São Carlos Borromeu nos foi dado como patrono pelo próprio fundador.Em 1895, com o padre Marchetti como braço direito, fundou um segmento feminino, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos cujo carisma também é a missão junto aos migrantes, especialmente na catequese, assistência social e humana. Na verdade essa congregação nasceu na cidade de São Paulo, Brasil.Sob a inspiração do ideal escalabriniano surgiu também o instituto das Missionárias Seculares Escalabrinianas. Sua fundação aconteceu no ano de 1961 em Soloturn, Suíça.Existem ainda um número de leigos, leigas e de sacerdotes associados que não pertencem às congregações da família escalabriniana, mas  exercem o ministério em favor  dos migrantes.
Deixo-lhes um convite para que se unam a nós na missão para os migrantes pelo mundo afora. Vai ser bonito ouvirmos Cristo dizer: “Eu era estrangeiro e vocês me acolheram”.Se você desejar trabalhar para os migrantes como associado ou membro de uma das congregações ou do instituto missionário secular temos braços para acolhê-lo. Fale com a gente.
Missionário Pe.Olmes Milani CS. 
 padreolmes@hotmail.com         
Tóquio, dia 5 de outubro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário